MENU

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ribeirinho Cidadão 2026 leva serviços essenciais a comunidades do interior de Mato Grosso

publicidade

Entre os dias 11 e 20 de março de 2026, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realiza a 19ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão – Rota das Águas, uma iniciativa que há quase duas décadas transforma realidades de comunidade isoladas e carentes levando serviços e atendimentos em diversas áreas, como cidadania, saúde, assistência jurídica, dentre outras.

A ação vai contemplar moradores em situação de vulnerabilidade social do Distrito de Caramujo (município de Cáceres), do Vale de São Domingos e Reserva do Cabaçal, levando atendimento jurídico e diversos serviços essenciais a populações.

Realizado em parceria pela Justiça Comunitária do TJMT e a Defensoria Pública do Estado, o projeto conta com diversas instituições públicas parceiras dos âmbitos estadual, federal e municipal, além de empresas privadas.

19 anos de superação e esperança

Coordenador da Justiça Comunitária, o juiz José Antônio Bezerra Filho destaca que a trajetória do projeto é marcada por superação de desafios e novas metas a cada edição.

“O Ribeirinho Cidadão já está no 19º ano de história de superações, de esperança, resgate de pessoas em situação de invisibilidade, com desafios e objetivos traçados e superados. Cada ano traz novas responsabilidades e novas metas”, relatou.

Leia Também:  Confira o resultado da heteroidentificação para candidatos do Enac 2025/2

Segundo o magistrado, a continuidade e o fortalecimento da iniciativa se devem à confiança da Presidência do Tribunal e ao comprometimento dos parceiros institucionais.

“Isso se deve, primeiramente, à confiança de todas as presidências que nos confiaram essa missão de servir, e à Justiça Comunitária nesse papel de resgatar a cidadania. Os parceiros também têm esse espírito de levar alento e promover o resgate da cidadania”, reforçou.

Onde e quando será o atendimento

As ações são previamente organizadas dentro de um cronograma estruturado de dez dias, com equipes preparadas para oferecer orientação jurídica, emissão de documentos, ajuda na obtenção de direitos previdenciários, atendimentos médicos e odontológicos, atividades lúdicas e culturais e outros serviços essenciais.

Confira o cronograma:

  • Distrito de Caramujo (Cáceres): 12 e 13 de março;
  • Vale de São Domingos: 15 e 16 de março;
  • Reserva do Cabaçal: 18 e 19 de março;

Esta nova edição do projeto ocorre entre 11 e 20 de março de 2026, incluindo deslocamentos e organização das equipes.

Autor: Vitória Maria Sena

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Leia Também:  Há 78 anos Comarca de Alto Araguaia garante acesso à justiça no interior de MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide