Estão abertas as inscrições para a edição 2026 do programa SoleTRE, ação que possibilita a alfabetização de adultos, sejam jovens ou pessoas idosas. As inscrições são gratuitas e limitadas ao número de 60 participantes. As pessoas interessadas devem se inscrever pelo telefone (65) 3362-8053 (falar com Mônica). Criado pela Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o programa tem início previsto para o dia 24 de fevereiro.
Os estudos são conduzidos às terças e quintas, das 8h às 11h, nas Salas de Aula nº 01 e 02 da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), localizada na Casa da Democracia, prédio anexo ao TRE-MT, na Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 4750, no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá. A previsão é que as aulas do primeiro semestre vão até o dia 30 de julho.
“Ao garantir o acesso à leitura e à escrita, o SoleTRE fortalece a cidadania, amplia a autonomia e devolve dignidade a pessoas que, por diferentes circunstâncias, não tiveram a oportunidade de se alfabetizar no tempo adequado. O programa mostra que alfabetizar é, acima de tudo, abrir caminhos para a inclusão, para a igualdade de oportunidades e para a transformação social”, afirmou a coordenadora do programa, Sueli Shimada, assessora da Presidência do TRE-MT.
O programa, que chega à sua 8ª edição este ano, é realizado de forma voluntária por servidores e servidoras da Justiça Eleitoral e órgãos parceiros. Desde a sua criação, em 2019, foram 200 vidas transformadas ao longo do programa, que conta também com ações paralelas que incentivam os alunos dentro e fora da sala de aula. A iniciativa cria alternativas para que não haja interferências no processo de aprendizagem, como palestras com temas pertinentes, sorteios de cestas básicas e o recebimento de kits escolares.
Estagiária: Natália Sarturi (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma sala de aula ou espaço de treinamento, onde várias pessoas estão sentadas em cadeiras com apoio para escrever, prestando atenção a uma mulher em pé à frente. Ela está explicando algo e apontando para um quadro branco, enquanto os participantes, de diferentes idades, acompanham atentos. O ambiente é fechado, com ar-condicionado, janelas ao fundo e clima de aula.
Fonte: TRE – MT


















