MENU

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Estudantes do DF transformam ciência em soluções para o uso da água

A SNCT segue até domingo (26), na Esplanada dos Ministérios, com a exposição dos projetos dos alunos, como este da foto. Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)

publicidade

O que os estudantes das escolas públicas do Distrito Federal têm a dizer sobre o futuro da água? As respostas estão no 14º Circuito de Ciências, que chega a sua etapa distrital durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Ao longo do ano, milhares de alunos colocaram a mão na massa para pesquisar, investigar e criar soluções sobre o tema Água Para Quê?, escolhido em sintonia com a SNCT — Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no meu Território. Foram meses de experimentos, pesquisas e descobertas que agora ganham vida no evento mais importante de popularização da ciência.

O circuito começou em fevereiro, dentro das escolas, com feiras locais. Depois, os projetos escolhidos seguiram para as fases regionais e, por fim, para etapa distrital, que é o grande momento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A atividade envolve desde a educação infantil até o ensino médio e a educação de jovens e adultos (EJA), e, neste ano, trouxe uma novidade, a participação dos estudantes do sistema prisional em caráter competitivo. Pela primeira vez, dois projetos desenvolvidos por alunos da educação carcerária participaram da competição científica.

Leia Também:  MCTI e Congresso fortalecem cooperação para regulação e avanço da inteligência artificial no Brasil

As apresentações foram avaliadas dentro do próprio sistema prisional. Como os estudantes não puderam comparecer presencialmente à etapa regional, as professoras os representaram na apresentação.

“Foi emocionante ver o quanto eles se dedicaram, mesmo com pouco recurso. Os alunos mostraram que a ciência pode nascer em qualquer lugar”, enfatizou a gerente de Programas e Ações Transversais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Raquel Vila Nova Lins

A etapa distrital do circuito, que tem o apoio do Sebrae-DF, reúne os melhores projetos das 14 regionais de ensino, avaliados por mais de 120 especialistas. Cada trabalho passa por três rodadas de avaliação e os vencedores serão premiados.

Mais que uma competição, o circuito é uma celebração do conhecimento e da curiosidade científica. Para muitos, participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é a primeira oportunidade de apresentar seus trabalhos ao público e conhecer mais inovações cientificas de todo o País.

“A Semana Nacional é o ápice do circuito. É quando os nossos alunos percebem que também fazem parte desse grande movimento científico que transforma o Brasil”, comemora Raquel Lins.

Leia Também:  Obra rara furtada em 2008 é devolvida ao Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém

A SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), e conta com o patrocínio de Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda; Caixa Econômica Federal; Positivo Tecnologia S.A.; Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB); Conselho Federal de Química (CFQ); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur); Comitê Gestor da Internet no Brasil / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br e NIC.br) e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab).

Saiba mais sobre o circuito: https://circuitocienciasedf.com.br/

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide