MENU

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ministro dos Transportes entrega obras em Santa Maria e vistoria Ponte do Fandango no Rio Grande do Sul

publicidade

Com previsão de fechar o ano de 2026 com quase R$ 2 bilhões em investimentos do Governo do Brasil na infraestrutura rodoviária do Rio Grande do Sul, o Ministério dos Transportes anunciou novos avanços em obras estratégicas durante agenda cumprida na região central do estado nesta quinta-feira (25). A programação incluiu a vistoria da Travessia Urbana de Santa Maria (BR-158/287/RS) e da Ponte do Fandango (BR-153/RS), além da assinatura do contrato para a continuidade da segunda Ponte sobre o Rio Guaíba (BR-116/290/RS) e do avanço da duplicação da BR-392/RS. Os empreendimentos contemplados na agenda somam mais de R$ 1 bilhão em investimentos em rodovias federais não concedidas.

“Hoje, o Rio Grande do Sul tem a melhor qualidade da sua malha rodoviária federal da história, com 81% das rodovias classificadas como ótimas e boas. Esse resultado é fruto dos investimentos que estamos fazendo”, afirmou o ministro dos Transportes, George Santoro.

Os avanços fazem parte da retomada dos investimentos do Governo do Brasil na infraestrutura rodoviária do Rio Grande do Sul. Entre 2023 e 2025, o estado recebeu mais de R$ 5 bilhões para obras federais, enquanto, em 2022, foram destinados R$ 550,8 milhões para a infraestrutura rodoviária gaúcha.

Travessia Urbana

A Travessia Urbana de Santa Maria recebeu aproximadamente R$ 470 milhões em investimentos do Governo do Brasil e está com 99% de execução e será concluída até o fim de julho de 2026.

“Poucas cidades brasileiras contam com uma travessia urbana tão estruturada e bem executada. Essa é uma obra que projeta Santa Maria para o futuro e fortalece a capacidade logística de um dos principais entroncamentos rodoviários do estado”, destacou Santoro.

Leia Também:  Nordeste é a região do país com maior crescimento no transporte aéreo em 10 anos

Quando totalmente concluída, a Travessia Urbana de Santa Maria contará com 14,7 quilômetros de novas pistas, 10,7 quilômetros de vias laterais, 18,5 quilômetros de acessos, 16 viadutos, três pontes e três passarelas. O empreendimento elimina gargalos históricos, reduz congestionamentos e melhora a circulação de veículos em um dos principais entroncamentos rodoviários do Rio Grande do Sul.

“Com obras rodoviárias, novos acessos e a perspectiva do aeroporto regional, o município fortalece sua posição como um importante hub logístico, ampliando a mobilidade e impulsionando o desenvolvimento da região”, destacou o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo.

Novas entregas

Durante a agenda em Santa Maria, o ministro também entregou a Passagem Inferior do Bairro Urlândia, construída com investimento de R$ 7,2 milhões do Ministério dos Transportes. A estrutura cria uma nova ligação entre o bairro e o centro da cidade para reduzir o tempo de deslocamento, melhorar a distribuição do tráfego e ampliar a segurança de motoristas e pedestres.

A intervenção integra o conjunto de melhorias da Travessia Urbana e incluiu obras de drenagem, pavimentação, iluminação, sinalização e passeios públicos, além da realocação de famílias por meio do Programa de Compra Assistida, realizado em parceria com a Justiça Federal.

Também foi entregue a duplicação de 2,7 quilômetros da BR-392/RS, com investimento de R$ 35 milhões. O trecho passa a contar com duas pistas em cada sentido, novos acessos aos bairros Tomazetti, Lorenzi e Minuano, além de ciclovia, passeio público e iluminação para melhorar a circulação de veículos e a segurança dos usuários.

Leia Também:  Orgulho LGBTQIA+: curso capacita profissionais da segurança pública contra homotransfobia

Ponte do Fandango

Em Cachoeira do Sul, o ministro dos Transportes, George Santoro, vistoriou a etapa final das obras de reabilitação e alteamento da Ponte do Fandango, na BR-153/RS.

Com investimento de R$ 78 milhões do Governo do Brasil, a intervenção elevou a estrutura em 3,14 metros, o que torna a travessia mais resistente às cheias e a outros eventos climáticos extremos. A obra também ampliou a capacidade de carga de 24 para 45 toneladas para permitir o retorno da circulação de caminhões pesados e reduzir os custos logísticos para produtores e transportadores da região.

“A Ponte do Fandango é muito mais do que uma obra. É uma ligação para as pessoas que passam todos os dias por aqui e precisavam desse investimento. Estamos entregando uma rodovia em outro padrão, atendendo a uma demanda da população e com mais segurança”, afirmou George Santoro.

Ponte do Guaíba

Ainda durante a agenda no Rio Grande do Sul, George Santoro assinou o contrato para a continuidade das obras da segunda Ponte sobre o Rio Guaíba, na BR-116/290/RS, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Com investimento de R$ 524,9 milhões, o empreendimento contempla a elaboração dos projetos básico e executivo, a execução das obras, o apoio às atividades de reassentamento e os demais serviços necessários à conclusão da estrutura. A contratação marca uma nova etapa para a conclusão da segunda Ponte sobre o Rio Guaíba, uma das principais intervenções de infraestrutura viária em andamento na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide